Science Adventure Series


Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
0 votos
0 respostas neste tópico
 #1
Science Adventure Series

[Imagem: onccnJW.jpg]

A Science Adventure (também conhecida como SciAdv ou 科学アドベンチャー[Kagaku Adobenchaa]) é uma série de Visual Novels de origem japonesa feitas pela 5pb e publicadas em união com a Nitro+. A série é conhecida por ter todos os seus títulos partilhando um universo em comum (porém não necessariamente as mesmas timelines), além da utilização de elementos de ficção ou fantasia científica em seus enredos, bem como certa exploração de teorias da conspiração.

A série se popularizou bastante, chegando ao ponto de ficar famosa até mesmo no ocidente através da adaptação para anime de Steins;Gate, o segundo título lançado desde o início da série. No entanto, existem diversas outros títulos na série, dentre eles Chaos;Head, Robotics;Notes, Chaos;Child, e vários spin-offs conectados a seus respectivos títulos, gerando portanto subfranquias.

Este tópico tem o objetivo de apresentar os diversos títulos que fazem parte desta série e iniciar uma discussão sobre os mesmos.

Chaos;Head/Chaos;Child

[Imagem: gRgzQuI.jpg]

Chaos;Head foi a primeira Visual Novel lançada da série SciAdv. Seu enredo se foca em um otaku e NEET chamado Takumi Nishijou, o qual sofre constantemente de alucinações causadas por paranoia, e é ambientado em Shibuya, um distrito de Tokyo, tendo como principal conflito o envolvimento do protagonista em serial killings, algo que se inicia quando ele recebe mensagens online de um sujeito de identidade misteriosa que começam a predizer os assassinatos que viriam a ocorrer no futuro, bem como tem como foco indivíduos com o suposto poder de alterar a realidade.

O jogo é conhecido por possuir uma narrativa experimental e bastante imersiva, se aproveitando de um sistema de alucinações para botar o jogador na pele do protagonista, deixando-o tão confuso quanto o mesmo e fazendo-o sentir na pele a paranoia. Tal sistema também funciona como um sistema de escolhas, sendo possível escolher em vários momentos entre ter uma ilusão positiva, negativa e tentar ficar preso à realidade, o que leva a cenas e finais diferentes.

Chaos;Head também possui uma adaptação para anime (bem ruim, por sinal), bem como uma versão melhorada e com mais endings do jogo original, chamada Chaos;Head Noah (infelizmente sem fantranslation disponível), e um spin-off com uma setting alternativa de comédia romântica chamada Chaos;Head Love Chu-Chu. Existe também uma compilação chamada Chaos;Head Dual, que consiste de ambos Chaos;Head Noah e Chaos;Head Love Chu-Chu.

[Imagem: SMtfuVs.png]

Chaos;Child, por sua vez, sendo o quarto título principal da série, funciona como uma espécie de sequência de Chaos;Head, se passando seis anos após os eventos do mesmo, porém em uma outra timeline, devido aos eventos que ocorrem em Steins;Gate. Ele se foca em Miyashiro Takuru, o membro de um clube de jornalismo, que passa a ter que investigar dois assassinatos misteriosos que ocorreram. A única pista que ele tem é que os mesmos ocorreram nos mesmos dias do ano que incidentes relacionados à história de Chaos;Head. De início, ele leva em mente que isto não passa de uma coincidência, e que seria fácil provar esse ponto assim que o dia equivalente ao próximo incidente passasse sem nada ocorrer. No entanto, neste mesmo dia, Takuru recebe uma ligação que pede a ele e seus amigos que se reúnam em certo lugar, e coisas misteriosas começam a ocorrer por Shibuya, tal como há seis anos atrás...

Chaos;Child, diferentemente de seu antecessor e Steins;Gate, não possui spin-offs até o presente momento. No entanto, uma adaptação para anime está marcada para o ano de 2017.

Steins;Gate

[Imagem: B7oijgo.jpg]

Steins;Gate foi a segunda Visual Novel lançada da série SciAdv, sendo reconhecida por muitos como o melhor título da mesma. Diferentemente de Chaos;Head que se focava em alucinações e poderes de alteração da realidade, Steins;Gate possui foco em um tema um tanto quanto controverso: viagem no tempo. No entanto, Steins;Gate não se limita a usar viagens do tempo como um simples plot device, embasando-as não apenas em teorias e modelos reais, como também criando um conflito psicológico em sua trama.

A história de Steins;Gate é focada em um sujeito chamado Rintarou Okabe, um universitário com grande interesse em ciência e que possui uma persona chuunibyou na forma de um cientista maluco chamado Hououin Kyouma, bem como nas atividades dele e de seus amigos em um pseudo-laboratório que ele fez em uma casa alugada, entre eles uma garota meiga que trabalha num maid café e faz cosplay chamada Mayuri Shiina e um nerd otaku gordo com grandes habilidades computacionais chamado Itaru Hashida (ou Daru). Neste lugar, eles fazem gadgets aparentemente inúteis ou de pouca utilidade, como um microondas que pode ser acionado pelo celular que chamam de "PhoneWave (name subject to change)".

Num dia qualquer, Okabe vai assistir uma palestra em sua universidade sobre viagens no tempo e acaba se deparando com a imagem de Kurisu Makise, uma cientista prodígio renomada, caída no chão e sangrando, aparentemente morta. Após mandar uma mensagem para Daru avisando-o do ocorrido, Okabe fica tonto por alguns momentos e percebe que a multidão que passava pela rua onde estava some, bem como que uma estranha máquina colidiu com o topo do prédio onde as palestras estavam sendo dadas, e mais importantemente, Kurisu, que deveria estar morta, na verdade estava viva. Eventualmente, Okabe descobre que por acaso o microondas que construíram conseguia de alguma forma mandar mensagens para o passado, o que o permitia fazer alterações no mesmo e consequentemente mudar o presente. No entanto, como nem tudo são flores, isso acaba por jogar eles e seus amigos no centro de uma conspiração envolvendo uma agência científica chamada SERN, a qual também está pesquisando formas de viajar no tempo, bem como com conexão a uma antiga lenda urbana sobre um certo viajante do tempo chamado John Titor...

Além da VN original, Steins;Gate também possui uma série de spin-offs, entre elas, Steins;Gate: Senkei Kousoku no Phenogram, uma visual novel com cenas complementares à original (inclusive do ponto de vista de outros personagens), Steins;Gate: Hiyoku Renri no Darling, que é o equivalente de Chaos;Head Love Chu-Chu e possui uma setting de comédia romântica os mesmos personagens (e se passa em outra timeline também), e Steins;Gate: Hen'i Kuukan no Octet, uma VN em estilo 8-bit que funciona como uma extensão não-canônica do True End do jogo original. A VN original também possui uma adaptação para anime, que diferentemente de Chaos;Head, é aclamada por muitos e é possivelmente uma das melhores adaptações deste tipo de mídia que existem (adaptando o True End da VN), bem como um filme continuando-a com conteúdo original cuja canonicidade é discutível, mas que é bem interessante em termos de enredo.

Por último, porém não menos importante, Steins;Gate possui uma sequência chamada Steins;Gate 0, sendo este o quinto título principal da série, e que funciona como um complemento aos eventos do True End, explicando o que foi necessário para que algo que ocorre neste final ocorresse. É extremamente difícil falar de S;G0 sem dar spoilers, e inclusive não recomendo que procurem sobre o mesmo antes de terminarem o Steins;Gate original, mas pode-se dizer que ele possui um foco muito maior na parte psicológica que científica em relação ao original. Uma adaptação para anime de Steins;Gate 0 também já foi confirmada, no entanto, ainda está sem data para lançamento.

Robotics;Notes

[Imagem: 6IlVWfp.jpg]

Robotics;Notes é o terceiro título da série SciAdv, e junto a Chaos;Child, não possui quaisquer spin-off ou sequências até o presente momento. Ele se passa na mesma timeline do True End de Steins;Gate e se foca em um grupo de amigos que fazem parte de um clube de robótica, tendo o intuito de construir um mecha. No entanto, os mesmos possuem dificuldades orçamentárias devido à falta de membros no clube e o grande orçamento requerido para construir algo de tal porte. Sendo assim, o diretor da escola lhes faz uma proposta: eles devem vencer um torneio de robótica, e fazendo isso, eles ganhariam o orçamento que desejavam. De início, parece não ser mais que um slice com foco científico, mas eventualmente, os personagens acabam se envolvendo novamente com conspirações tal como os de Steins;Gate e Chaos;Head e têm de evitar um possível desastre de escala mundial que está iminente...

Robotics;Notes, dentre outras coisas, possui personagens de Steins;Gate reaparecendo em seu enredo, seja com uma participação presente (como Nae Tennouji, a filha do locador do laboratório do Okabe), seja por meio de referências escondidas. É bom frisar também que o jogo utiliza modelos 2D ao invés de sprites para os personagens. Também existe uma adaptação para anime da VN, mas não posso atestar quanto a sua fidelidade ao jogo original visto que não a vi nem li sobre.

-----

Bem, é basicamente isto que eu tenho pra falar como apresentação da série, sintam-se livres para discutir sobre a mesma, e obviamente, recomendo que joguem os jogos, tal como estou fazendo agora (tendo começado por Steins;Gate e jogado tanto ele quanto sua sequência, sendo ambas ótimas VNs aliás e provavelmente a melhor aplicação de time travel em uma trama psicológica que já vi até hoje).
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes