Anime e Manga, em qual ordem?

Tópico em 'Animes' criado por Outskirts em 26/04/2015, 12:39.
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
0 votos
7 respostas neste tópico
Andei catando uns mangas para ler esses últimos dias, e notei que muitos deles tinham adaptações para anime que eu ainda não assisti. Aí ficou a dúvida de qual seria a melhor ordem, anime antes do manga ou manga antes do anime e queria ver umas opiniões à respeito.
Responder
acho q varia de série pra série e tipo, um spoilaria o outro porem... como adaptações as vezes não mostram como a série realmente é, acho q seria melhor ver o anime antes e se ele interessar aí sim procurar os mangás q geralmente são bem mais detalhados.

mas sou meio leigo quanto se trata de mangás então, melhor esperar opinião dos outros ^^
Responder
Uma das coisas que eu sempre prefiro é ver primeiro a obra original. Se o mango for a obra original é melhor ler ele pois é mais fiel aos pensamentos do autor entre outras coisas, porém ás vezes a adaptação do animu consegue ser melhor que o mango, então... ¯\_(ツ)_/¯
Responder
Eu particularmente dou preferencia a ler mangás que não possuem adaptação pra anime ou tem poucas chances de ter. Eu acredito que como, considerando que a obra original seja o mangá, a historia seja mais detalhada e precisa na mídia escrita. Quando eu vejo o anime de alguma coisa e me interesso pela obra original estarei indo buscar um conteúdo melhor, já no processo contrario eu estarei saindo de uma obra em seu melhor pra assistir algo que no máximo será a mesma historia se não for algo piorado.

Minha opinião: Considerando que a adaptação nunca vai ser melhor que a obra original não vale a pena assistir a algo pior da historia.

Leia ou assista ou jogue a adaptação primeiro. Se gostar muito corra atrás da obra original mas não faça o contrario.
Responder
Eu, que não me interesso muito por mangás, primeiro vejo o anime e, se gostar muito, sigo lendo o mangá. Mas, para quem se interessa e costuma ler mangás independentes(sem adaptações), acho que faz mais sentido ler primeiro o mangá para depois assistir o anime.

Vamos aos pontos:

Opção 1 - Interesse desproporcional: Animes > mangás.
Óbvio que, nesse caso, faz mais sentido ser como eu e ver o anime antes de ler o mangá. Afinal, o mangá é mais detalhado, se não estás acostumado a acompanhá-los, podes achar boring caso não te interesses muito pela série. Por isso, é interessante assistir o anime antes, para criar a adoração ao anime que te motivará a acompanhar o mangá.
Caso o mangá ainda esteja lançando e o anime adaptou apenas uma parte, a curiosidade te fará ler. Caso o mangá tenha terminado e sido totalmente adaptado, o feeling.

Opção 2 - Interesse desproporcional: Mangás > animes.
Leia o mangá. Só veja o anime caso gostes muito dele. Ainda assim, pense bem antes de assistir para reclamar que foi mal adaptado pois cortou tal detalhe. Animes são diferentes de mangás, ponto. Raramente têm tempo para adaptar tudo, e isso nem sempre é o foco. O gostoso de ver um anime é a lindeza da animação, da interação, dos personagens deixando de serem apenas desenhos para se tornarem desenhos que se mexem e têm voz. O conjunto pode ser maravilhoso, as cores podem ficar vistosas, o traço bem trabalhado e as vozes harmônicas; Ou não. Então, cuidado. Veja o anime se não fores mimimizento e compreenderes as diferenças.

Opção 3 - Interesse proporcional por animes e mangás.
Se estás gostando mesmo da obra, siga lendo o mangá.
Já que o mangá é a obra original, há mais conteúdo nele, é melhor pegar spoilers do mangá do que do anime, porque no anime tu provavelmente verás uma cena acontecer de maneira superficial, enquanto no mangá tudo estará detalhado. É o mesmo esquema de ler o livro antes de ver o filme. O filme será mais compacto e cortará alguns detalhes que não influenciariam no plot, mas que são interessantes de conhecer.

Outra, o anime é a adaptação, na graaaaaande maioria das vezes. Se não foi o anime que inspirou o mangá, e sim o contrário, com certeza perderás algumas coisas vendo apenas a adaptação. Pelo óbvio: Nunca acrescentam mais detalhes no anime, só retiram. Quase como ler um livro x ler um resumo. Tu podes ler o resumo e entender os pontos principais, mas só sentirás mesmo o que o autor quis passar se leres o livro completo, pois esses detalhes só pegamos acompanhando o desenvolvimento. Mesmo que esteja escancarado no resumo a intenção do autor, só compreenderás o feeling se leres o livro.

Se ambos "empatam", a metáfora seria: O mangá é o bolo, o anime é a cobertura. A cobertura pode ser mais doce e bonita, mas o importante mesmo é o bolo.

Resumindo: Se tu te interessas tanto por mangás, quanto por animes, primeiro leia o mangá, por motivos já citados. Se te interessas mais por animes do que por mangás, primeiro veja o anime. Se te interessas mais por mangás do que por animes, primeiro leia o mangá. Simples.
Responder
Depende do anime/mangá, ao meu ver.

Geralmente quando o anime é uma adaptação fiel do mangá, acho que qualquer ordem é boa para se assistir, visto que você terá o mesmo material de duas formas diferentes em mão e só vai mudar o jeito como você vai perceber as possíveis pequenas diferenças entre os dois. Uns preferem ver a obra original primeiro, outros preferem ver o anime antes, muda de pessoa pra pessoa.

Já quando o anime não é uma adaptação fiel do mangá, acho que é melhor se ver o anime antes e ler o mangá como uma história à parte, com desenvolvimento diferente; assim não se fica preso apenas ao quão fiel a história do anime é ao mangá e pode-se julgar melhor qual das histórias teve uma melhor execução de seus temas (pode ocorrer da adaptação infiel ser melhor que o original, apesar de não ser tão comum).

Nos poucos casos em que o mangá é uma adaptação do anime, creio que apenas o anime valha a pena de ver mesmo.
Responder
Já comentaram mas né, pra ganhar um likezin grátis do out, vamo lá.

Conceito de relatividade, creio que conheça.
Maioria das medidas que temos hoje não são absolutas. Pegamos algo como padrão e fazemos comparações para chegar em valores.

Massa, comprimento, tempo... Quase todas as unidades básicas do SI são oriundas de comparações.

E o que isso tem com o assunto?

Se você for consumir ambos anime quanto mangá, uma comparação entre eles é inevitável.
Mas o resultado que você vai obter dependerá de qual será a sua referência. O outro terá um resultado relativo ao primeiro.

Via de regra, a obra original é melhor que a sua adaptação, então veja o exemplo:

Assistindo primeiro a adaptação, ela será a sua base, o seu padrão de comparação. Chegando para ler o original, você obterá algo duas vezes melhor que o seu padrão.
Lendo primeiro o original, ele será a sua base, o seu padrão de comparação. Chegando para assistir a adaptação, você obterá algo duas vezes pior do que o seu padrão.

Sabe aqueles caras chatos que falam "Ah, pára, nem tá tão frio assim, é psicológico isso"? Pode fazer sentido para esse caso.

Uma obra original X pode nem ser tão boa assim, mas a sua adaptação X' é tão inferior à original, que ao checar X, você obtém um valor relativo ENORME, e te dá uma sensação (talvez falsa, mas quem sou eu pra julgar o modo como nossos cérebros funcionam?) de que ela é muito boa.

Ponho a mão no fogo e dou meu próprio exemplo: Assisti o anime de Date a Live enquanto lançava. Foram duas temporadas bem sofridas, 4 e 6 foram as notas, respectivamente.
Como o finalzinho da segunda temporada foi "bom" (ai, de novo, o maldito valor relativo... Ela foi MELHOR que todo o resto, não necessariamente foi bom), eu resolvi me arriscar a ler as light novels. A diferença em qualidade das LN pro anime foi tão estrondosa, que hoje eu me considero um enorme fã da série.

Não tenho exemplos do caso oposto (primeiro conhecer o original e depois ver a adaptação) pois não sou otaco pra ficar lendo coisas que eu não conheço.

Acho que é isso.
Responder
Eu como realmente não gosto de ler mangás, prefiro assistir os animes mesmo. É isso que decide se eu continuo acompanhando a obra original ou não. Se eu gostei MUITO da história do anime, mas ela não foi totalmente explorada ou foi uma má adaptatação, aí TALVEZ eu continue lendo o mangá/light novel.

Se o anime tiver sido bem adaptado, mas não seguiu toda a história ainda, aí depende muito do meu gosto pela história. Se ele for fraco, eu espero uma segunda temporada eternamente :'3 Senão eu procuro o mango ou light novel para ler.

Agora,adaptações de visual novels são realmente complicadas. Só conheço duas que foram bem adaptadas, Clannad e Steins;Gate. Nesses casos eu pesquiso a quantidade de horas da novel e comparo com a quantidade de episódios que o anime terá , como fiz com Grisaia no Kajitsu. Resultado: É uma novel com mais de 50 horas de gameplay e foi adaptada em um anime de 12 episódios. Nem assisti :'3

Ah,e tem uma coisa também, quando eu pego o material original para ler, eu não consigo começar da parte que a adaptação parou, tenho que ler sempre o começo da história, para pegar as coisas que deixaram de fora.
Responder

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes